quinta-feira, julho 31, 2008

Semp'Abrir 2008 (III)

Caminhada Jovem a Fátima
Com Cristo sê testemunha de Novos Horizontes!
23 a 27de Julho 2008

Ericeira, 30 de Julho de 2008

Foi com grande alegria que aceitei estar presente nesta Caminhada... Já conhecendo alguns aspectos da actividade do ano anterior, como alguns participantes e parte do caminho, foi relativamente facil dizer "sim" ao caminhar com Cristo!

Desta vez, a partida foi de Vila Franca de Xira. Este foi talvez um dos percursos mais complicados de percorrer, pois, para além de desconhecido, foi realizado sob um sol forte.
Chegamos à Azambuja, onde passámos a primeira noite desta caminhada. Foi na Azambuja que demos o inicio "oficial" a esta jornada que marcaria as nossas vidas. Partilhando o jantar, fomo-nos conhecendo melhor a pouco e pouco.
No dia seguinte partimos para a aventura às 4 da manhã... Ainda com o céu coberto de estrelas, fomos caminhando, silenciosamente, conforme Deus nos guiava. A primeira paragem do dia foi em Valadas, onde descansámos e restabelecemos forças para o longo caminho que ainda nos faltava percorrer. Aqui fomos, simbolicamente, baptizados. "Este é o Meu Filho muito amado"... foi esta frase que ouvimos aquando da realização do mesmo. Partimos novamente, agora com mais um elemento que nos acompanharia em grande parte do percurso. Um cão, a quem demos o nome de Peregrino.
Depois de algum tempo chegámos a Santarém onde adormeceriamos mais tarde... Para trás tinha ficado um longo percurso com algumas paragens para descansar. Aqui tivemos a possibilidade de tomar banho na piscina da casa.
Segundo dia... mais uma vez acordámos para partir! Depois da oração da manhã fizemo-nos a estrada... O destino era Minde! Mas primeiro parámos em Olhos d'Agua, praia fluvial onde pudemos tambem disfrutar de um mergulho. Após várias subidas e descidas, como o caso da Serra de Minde, chegámos ao Quartel dos Bombeiros. Lá surpreendemos o P. Joao, que fazia 5 anos de ordenaçao e partirá para o Chade (Felicidades!!), com umas sandálias que lhe oferecemos... Estas sandálias simbolizam o caminho da Missão!
O último dia tinha chegado... Por um lado sentiamos alegria de estarmos perto do nosso objectivo, por outro sentiamo-nos com pena de estar prestes a terminar a actividade! Direitos a Fátima, parámos ainda para o último pequeno almoço e para prepararmos os últimos km's de reflexão e oração. Tempo ainda para a famosa foto de grupo.
Daquele local partimos em pequenos grupos, previamente preparados, orando a Via Sacra.
Num clima musical chegámos à tao desejada Fátima! Com muita alegria informámos os nossos familiares que tinhamos chegado e que os aguardavamos no dia seguinte!
Juntamo-nos ao grupo que caminhou a partir do Norte com extrema felicidade pelo tão esperado reencontro.
Antes de dormir, fomos rezar o terço. O terço que nos traz sempre a Paz que precisamos para sonhar. No último dia, fomos acarinhados com a presença dos nossos familiares e amigos.
Bons dias se passaram na companhia deste Grande Grupo que nos levou à companhia de Cristo!

Marcelo Augusto

4 comentários:

MFO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MFO disse...

Por mais difícil que seja o caminho, nada supera a alegria de ter conseguido, de ter chegado ao destino. Espero que tenham sentido a mão de Jesus áo longo do caminho e o sorriso de Maria na vossa chegada, tal como eu senti na caminhada do ano passado. Este ano não pude estar presente, mas vocês estiveram sempre presentes nas minhas orações. Um forte abraço em Cristo. Marisa Oliveira – Juventude Monfortina Póvoa de St. Adrião

Anónimo disse...

Apesar de apenas vos ter acompanhado nos últimos 30 km, foi com grande alegria que vos encontrei e que te reencontrei!Foi mt bom caminhar a teu lado, tentando moderar o passo de um menino que estava ansioso por chegar à meta!No caminho rumo à Meta Maior,o teu passo é k marca o caminho!Encontrarás pessoas e viverás momentos que te vão ajudar a lá chegar, ao teu ritmo!

Bjinhos

Marisa

Anónimo disse...

Parti-me a rir com isto xD